Com foco em sustentabilidade e eficiência, o Projeto Irrigação 4.0, da Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA), tem como principal objetivo proporcionar maior previsibilidade e estabilidade na produção de cana-de-açúcar, reduzindo a vulnerabilidade às variações climáticas.
O objetivo da companhia é uma significativa redução no número de operações agrícolas, graças à aplicação de produtos fitossanitários e adubações via sistema de irrigação, contribuindo para uma produção mais eficiente e sem causar prejuízos para o meio ambiente.
Os impactos do Projeto Irrigação 4.0 ao meio ambiente são positivos, como a redução do uso de insumos químicos, e consequentemente uma diminuição das emissões de CO2 e um aumento na emissão de Créditos de Carbono (CBIOs) por hectare cultivado. Além disso, é prevista uma maior eficiência hídrica do sistema em comparação com métodos convencionais resultando em menos terras agricultáveis necessárias, contribuindo para a preservação de recursos naturais. Além dos impactos ao meio ambiente, esse projeto também traz benefícios sociais, como o aumento de empregos diretos e indiretos na região e a redução dos custos de transporte, colheita e transbordo.