MPB
Muda Pré Brotadas. A técnica tem como fundamento básico a utilização do meristema – tecido de multiplicação que compõe as gemas – extraído de diferentes formas, podendo ser desenvolvida, também, por meio do uso da cultura de tecido. A extração das gemas e, por conseguinte, dos meristemas é feita de modo mecânico ou manualmente, passando por tratamentos térmico e químico e, na sequência, colocadas em câmaras de germinação com controle de temperatura e umidade. Após a germinação, que ocorre dentro de um período de 10 a 15 dias, as plântulas resultantes são transplantadas diretamente para bandejas ou tubetes, onde completam o ciclo, que dura em torno de 60 dias.
O plantio pode ser feito por meio de matracas ou com transplantadeiras mecânicas tratorizadas, já disponíveis no mercado.
O MPB deve ser produzido por viveiristas especializados na produção de mudas utilizando materiais genéticos com garantias de alta qualidade, rastreabilidade, com todos os controles fitossanitários para evitar a disseminação de pragas e doenças e em conformidade com as legislações vigentes.