Na busca incessante por excelência e sustentabilidade, a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) inaugurou uma nova fábrica de adubo, transformando a vinhaça, um subproduto comum da produção de cana-de-açúcar, em um fertilizante líquido balanceado. Esse é mais um avanço da CMAA na busca pela mitigação das mudanças climáticas.
Ao converter a vinhaça em um fertilizante orgânico, além de reduzir a emissão de CO2, também diminui a dependência de fertilizantes químicos na produção em até 50%, reduzindo assim o impacto ambiental da agricultura. Benefícios que se estendem também para a companhia com a redução de custos associados à produção de adubo e o aumento da produtividade da cana-de-açúcar.
O investimento em inovação tecnológica, processo patenteado pela CMAA, transforma a vinhaça em adubo líquido balanceado. Adubo que pode ser personalizado, se adaptando às necessidades específicas de cada solo, otimizando assim a nutrição das plantas. A fábrica de adubo da CMAA não é apenas uma inovação para a companhia, mas um modelo para o futuro da indústria de cana-de-açúcar, inspirando outras companhias a adotarem boas práticas de produção.