Focada no desenvolvimento sustentável, a Companhia Mineira de Açúcar e Álcool (CMAA) entende a importância de reforçar sua atuação em temas como a descarbonização global, visto que, posicionamentos como este, são tomados em paralelo a um grande potencial produtivo e sustentável. Alinhada a essa premissa, a CMAA baseia suas boas práticas nos Objetivos de Desenvolvimento Sustentável (ODS) da Organização das Nações Unidas (ONU) – um pacto global assinado pelos 193 países-membros das Nações Unidas com 17 objetivos que visam avançar no sentido de erradicar a pobreza, proteger o meio ambiente e o clima e garantir que as pessoas e as gerações futuras tenham oportunidades de emprego e renda, segurança alimentar e energética com vistas para um mundo mais sustentável.
A companhia entende os impactos mais significativos da sua atuação no mercado, no meio ambiente e nas pessoas a fim de avaliar os impactos positivos e negativos do negócio e definir alternativas para a melhoria contínua dos processos, estabelecendo objetivos e metas para o uso racional dos recursos naturais, conservação e recuperação dos ecossistemas, sistemas de parcerias sustentáveis, práticas trabalhistas adequadas e com foco no desenvolvimento contínuo de suas operações agroindustriais, garantindo o cumprimento dos requisitos legais.
Assim, foram identificados 15 ODS com os quais é possível estabelecer relação direta entre a atuação da CMMA e contribuições para evolução das iniciativas que compõem a Agenda 2030. Os tópicos materiais da CMAA também estão sintonizados com as premissas do Acordo de Paris 2015, que estabelece diretrizes e metas para a redução das emissões dos Gases de Efeito Estufa (GEE). O desafio é se aprofundar, safra após safra, nestes compromissos em conjunto com as demais áreas da CMAA, para que sejam criadas métricas para monitoramento desta evolução.