Governança corporativa

Modelo de Governança

A CMAA conta com dois importantes grupos entre seus acionistas, JF Citrus e a IndoAgri. Com isso, já nasceu fundamentada nas boas práticas de governança corporativa, baseadas nos princípios de transparência e prestação de contas aos acionistas e demais públicos de relacionamento.

A Companhia é registrada na CVM como Companhia Aberta (categoria B) e possui como principais pontos do seu modelo de Governança Corporativa:

 

Gestão

Conselho de Administração

José Francisco de Fátima Santos – Presidente
Iniciou sua carreira em 1973, aos 18 anos, como comprador de frutas cítricas de produtores da região de Bebedouro/SP para vender ao CEASA de Belo Horizonte/MG. Sua atuação nesse mercado permitiu a larga ampliação de seus negócios, pelo que passou a ser proprietário de fazendas com o objetivo de produzir laranja in natura. O progresso de seus negócios durante esses anos tornou sua empresa, JF Citrus, uma das maiores produtoras de frutas cítricas em âmbito nacional. No setor sucroalcooleiro, José iniciou sua atuação em 2005. Atualmente, é um dos acionistas controladores de nossa Companhia.

Luiz Gustavo Turchetto Santos – Conselheiro
Possui formação superior em Economia, tendo iniciado sua carreira em 1998, chegando ao cargo de Diretor de Planejamento em 2003. Sua atuação em nossa Companhia abrange desde a captação de recursos através de instituições financeiras até a análise estratégica e de viabilidade para a compra e venda de empresas relacionadas ao grupo. Na JF Citrus, contribuiu para o crescimento do respectivo patrimônio, tornando a empresa uma das líderes do mercado produtor de frutas cítricas do país. No setor sucroalcooleiro, destaca-se sua atuação junto à nossa Companhia, tendo iniciado, em 2005, o estudo de viabilidade do negócio, sendo inclusive um dos responsáveis pela criação do Vale do Tijuco em 2006 e da própria Companhia em 2007. Hoje é membro de seu Conselho de Administração.

Hansjorg Suelzle – Conselheiro independente
Possui formação superior pela Universidade de St. Gallen, na Suíça, e pelo Instituto Federal de Tecnologia de Zurique, com MBA na Fundação Getúlio Vargas em São Paulo. Trabalhou por 32 anos na Cargill Coproration (1968 – 2000) em cidades como Genebra, Hamburgo, Amsterdam, Melbourne, Minneapolis, New York e São Paulo, atuando nas áreas de Trading e processamento de commodities agrícolas e metais minerais em nível internacional e em várias posições de management, sendo que a última foi como VP/CEO da divisão de produção/compra, processamento e distribuição mundial de suco de laranja. Desde o ano 2000 até o presente momento atua como consultor na área de Citrus e no desenvolvimento/introdução de novas tecnologias de processamento de resíduos agrícolas no Brasil exterior.

Surjadi Tirtarahardja – Conselheiro
Possui formação superior pela Delft University of Technology na Holanda, com mestrado em Desenho Industrial. Trabalha para o Grupo Salim desde 1984 e, desde então, já assumiu cargos em diversas empresas do Grupo, como a Hagemeyer NV e a PT Indomobil Sukses International Tbk, que o levaram a morar em países como a Holanda, Malásia, Austrália e Estados Unidos. Atualmente, o Sr. Surjadi é Conselheiro Administrativo no escritório do CEO do Grupo Salim e também presidente da Indomobil América Inc. Já atuou como conselheiro em várias outras subsidiárias do Grupo Salim e nos mais diversos ramos, como comércio eletrônico, materiais/equipamentos de escritório, moda e cosméticos, produtos para casa, automotivo, financeiro, imobiliário, alimentação e agricultura. O Sr. Surjadi participou do desenvolvimento de vários projetos no Vietnã, Camboja e, recentemente, no Brasil. Antes de fazer parte do Grupo Salim, trabalhou para a TNO Research Institute as designer of computer modeling in management training.

Mark Julian Wakeford – Conselheiro
Qualificado e registrado como contador em Londres, Inglaterra. Ele também frequentou o Curso de Executivo Sênior na London Business School. O Sr. Mark é o CEO da Indofood Agri Resources Ltda desde 17 de agosto de 2007 e o Diretor Presidente da PT Salim Ivomas Pratama desde 2007, cumulativamente com o cargo de Diretor de Relações com Investidores. Ele está no setor agroindustrial desde 1993, tendo trabalhado em companhias na Indonésia, Papua Nova Guiné, Ilhas Salomão e Tailândia e, antes de começar a trabalhar na Indofood Agri, laborou um ano na Cargill. Sua vida profissional teve início na Kingston Smith & Co e sua carreira no ramo agroindustrial iniciou-se ao se tornar Conselheiro Financeiro na Lonsum, em 1993 e logo após na Pacific Rim Plantations Ltd. (PROPL), onde foi Diretor Financeiro de 1995 a 1999. Em 1999 tornou-se CEO da PROPL e tem sido conselheiro da PT Perusahaan Perkebunan London Sumatra Indonesia Tbk desde 2007.

Moleonoto Tjang (“Paulus”) – Conselheiro
Bacharel em Contabilidade da Universidade de Tarumanegara, possui bacharelado em Gestão pela Universidade de Indonésia e um mestrado em Ciências em Política de Administração e Negócios na Universidade da Indonésia. O Sr. Tjang Atualmente é Diretor da PT Indofood Sukses Makmur Tbk e é simultaneamente um Conselheiro da PT Indofood CBP Sukses Makmur Tbk, Vice-Diretor Presidente da PT SIMP e Diretor de Lonsum. Ele começou sua carreira em 1984 como público em contabilidade em Jacarta, antes de ingressar na Divisão de Plantações do Indofood Grupo como CFO em 2001, ele já tinha realizado várias posições de gestão na Salim Plantações Grupo desde 1990. Ele também é contador registrado na Indonésia.

 

Diretoria Executiva

Carlos Eduardo Turchetto Santos – CEO
Possui formação superior em Administração de Empresas pela Fundação Armando Álvares Penteado (FAAP) e MBA em Agronegócios pela Universidade de São Paulo (USP), tendo iniciado sua carreira na JF Citrus em 2000, tornando-se Gerente Agrícola em 2005. Carlos foi responsável pela reestruturação da equipe e intensificação do manejo agrícola nos pomares de forma a levar a produtividade média da companhia de 550 caixas por hectare para 1000 caixas por hectare. De fevereiro de 2006 a janeiro de 2014, Carlos foi Diretor Agrícola da Companhia, tendo participado e coordenado a implantação dos primeiros canaviais para a formação de mudas.

Jeferson Degaspari – CFO e DRI
Técnico em contabilidade, Administrador de empresas, com pós graduação em Controladoria e Finanças pela Fundace USP, Gestão empresarial pela FGV e executivo internacional pela Ohio University. 30 anos de experiência no setor sucroenergético, com carreira na área de custos e orçamentos, controladoria e finanças. 15 anos experiência em joint ventures, 10 anos em empresas multinacionais.

Eduardo Scandiuzzi Lopes – Diretor agrícola
Engenheiro Agrônomo, graduado pela Faculdade de Agronomia Francisco Maeda SP. Iniciou sua carreira na Usina Delta em 1993, onde permaneceu por 19 anos, nas áreas de Superintendência Coorporativa e Gestão dos Processos e dos profissionais de 03 unidades da área agrícola. Foi responsável pela Gestão da área agrícola e manutenção automotiva, formação dos custos econômicos, integração dos setores agrícola, industrial e administrativo e padronização das unidades agroindustriais, através da divulgação dos trabalhos desenvolvidos e das boas práticas de trabalho. Em 2012 exerceu o cargo de Gerente Agrícola na empresa Cevasa/Cargil. Atualmente é Diretor Agrícola na CMAA – Vale do Tijuco.

Celso Cardoso de Oliveira – Diretor industrial
Iniciou sua carreira em 1981 na Usina Nova América S.A, no município de Tarumã/SP, onde permaneceu por 32 anos, passando pelo processo de fusão com as empresas COSAN (2009) e Raízen (2011). Na Usina Nova América, exerceu o cargo de Gerente Industrial de 1992 até março 2013. É graduado em Administração de Empresas pelo IEDA em Assis e possui MBA em Gestão de Negócios pela USP.

 

Composição Acionária

Em 31/03/2018:

Composição Acionária

Estatuto Social

03/03/2011
Estatuto Social